A fotografia numa era de catástrofes. Notas sobre a III Bienal de Fotografia de Beijing

Ângela Ferreira

Resumo


Construída sob um conjunto de representações que envolvem o lugar da fotografia nas sociedades contemporâneas este artigo procura lançar pistas sobre algumas das questões mais pertinentes ligadas a uma era de catástrofes num tempo hiper-conturbado, de grande viragem para a Fotografia que, ao ser encarada como resultado de um fragmento do “real”, funciona também como registo do confronto entre o sujeito e o mundo. Através da apresentação de vários autores que fizeram parte da III Bienal de Fotografia de Beijng na China pretendemos examinar o modo pelo qual a Fotografia continua a envolver-se em narrativas culturais contemporâneas para a construção de novas ordens e estruturas artísticas.


Palavras-chave


Fotografia; Bienal; Catástrofes; Real.

Texto completo:

PDF

Referências


BING, Xu (2004). El pozo de la verdad. Valencia: Generalitat Valenciana.

CAMPANY, David (2008). Photography and Cinema: Nanjing, Nanjing University Press.

David FONTCUBERTA, Joan (2008) A Câmera de Pandora, A fotografia depois da fotografia. Barcelona. Editorial Gustavo Gili.

HAYLES, N.Katherine (2017). How We Became Posthuman: Virtual Bodies in Cybernetics, Literature and Informatics, Liu Yuqing (translator), Beijing: Beijing University Press.

HEATHER, Williams ( 2004). Mallarmé's ideas in language Oxford: Peter Lang.

HOCKNEY, David (2006) Secret Knowledge: Rediscovering the Lost Techniques of Old Masters: Thames & Hudson

McQUIRE, Scott (2010).The Media City: Media, Architecture and Urban Space. London: Sage Publications.

RENNÓ, Rosângela. (1997).Rosângela Rennó. São Paulo: Edusp.

PLATÃO. (2007). Íon (sobre a inspiração poética). Tradução de André Malta. Porto Alegre: L&PM Pocket.

SONTAG, Susan.(1986). Ensaios sobre fotografia. Lisboa: D. Quixote.

VIRILIO, Paul. (1988) La Machine de Vision. Paris: Galilée.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.