A montagem na fotografia de Luiz Baltar

Antonio Fatorelli, Victa de Carvalho

Resumo


As mutações estéticas processadas no âmbito da cultura contemporânea colocam em perspectiva as definições tradicionalmente associadas aos meios fotográfico, videográfico e cinematográfico, enquanto estabelecem as condições favoráveis à emergência de uma abordagem de cunho transversal. Sob essa perspectiva, os procedimentos de montagem tornam-se elementos chave de uma abordagem que desafia não apenas os cânones da fotografia de rua, mas os próprios limites da fotografia contemporânea. O presente artigo tem por objetivo refletir, a partir das séries “Fluxos” (2015) e  “Contrafluxos” (2016), de Luiz Baltar, sobre o papel da montagem na fotografia de rua contemporânea.

Palavras-chave


Fotografia contemporânea; fotografia de rua; montagem.

Texto completo:

PDF

Referências


BELLOUR, R. Entre-imagens. São Paulo: Papirus, 1997.

___________.(ed.) Passages de l' image. Paris: Centre Georges Pompidou, 1990.

COMMENT, B. Le XIX siècle des panormas. Paris: Musée des Beaux-Arts, 1993.

SCHOLLMAMER, K. E. As práticas de uma língua menor: reflexes sobre um tema de Deleuze e Guattari. Ipotesi Revista de estudo literários. Juiz de Fora, v. 5, n 2, 2005, p. 59 a 70.

DELEUZE. G. Cinema II. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.

___________. Conversações. São Paulo: Brasiliense, 1992.

DUBOIS, P. Cinema, vídeo Godard. São Paulo: Cosac e Naif, 2004

DUGUET. A. M. Déjouer l'image. Créations électroniques et numériques. Nîmes: Éditions Jacqueline Chambon, 2002.

FABRIS, A. “O teatro do inconsciente: as fotomontagens de Grete Stern oara Idilio” in Os sonhos de Grete Stern: fotomontagens. Catálogo da exposição. São Paulo: Museu Lasar Segal, 2009.

___________. Fotografia e arredores. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2009.

FATORELLI, A. Fotografia Contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. Rio de Janeiro: Senac, 2013.

___________. Notas sobre a fotografia analógica e digital. In Revista Discursos Fotográficos. Londrina, vol 13, n 22, 2017.

FLUSSR, V. Filosofia da caixa preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

FERREZ, M. Rio, de Marc Ferrez. São Paulo: IMS, 2015.

MACHADO, R. Deleuze, arte e filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

PALLAMIN, V. Arte, cultura e cidade. Aspectos estético-políticos contemporâneos. São Paulo: Annablume, 2015.

PELBART. P.P. O tempo não reconciliado. São Paulo: Perspectiva, 2004.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org: Ed. 34, 2005.

___________. O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.

SCOTT, C. Street photography: from Atget to Cartier-Bresson. Nova Iorque: I. B.Tauris & Co, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.