O segundo pêndulo da fotografia documental. Entre os paradogmas de informar e os impasses de enformar

José Afonso da Silva Junior

Resumo


O texto estrutura-se sob três pontos conceituais sobre o surgimento, deslocamento e configuração contemporânea do documentário. Assim, os limites normativos sobre a fotografia documental atuam na construção visual do outro como algo largamente dependente de estratégias de representação e/ou posteriormente, de modos de alteridade. Complementa-se com a superação, ou ultrapassagem, por modalidades centradas em procedimentos que reforçam a colaboração e a empatia. Para tal, o percurso do conceito de fotografia documental é visto sob três insuficiências (o precário, o impreciso e o transitório) de modo a entender o problema da relação informar e enformar (dar forma a algo) fora da dualidade objetividade descritiva / subjetividade do autor.

Palavras-chave


Fotografia documental; informação; estética; construção de sentido.

Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, Roland. A câmara Clara. Edições 70, Lisboa, 1984.

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder: a inocência perdida – cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

LATOUR, Bruno. Jamais Fomos Modernos. São Paulo: ed. 34. 1994.

LEGOFF, Jacques. História e memoria. Campinas: Editora Unicamp, 2010.

LUGON, Olivier. El estilo documental. De August Sander a Walker Evans 1920-1945. Salamanca: Ediciones de la Universidad de Salamanca, 2010.

MACLUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação como extensões do Homem. São Paulo, Editora Pensamento – Cultrix, 1974.

ROUILLE, André. Crise da fotografia documento. In: A Fotografia entre documento e arte contemporâ- nea. São Paulo: SENAC, 2009.

SOLOMON-GODEAU, Abigail. Essays on photography, history, institutions and practices. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1991.

TAGG, John. El peso de la representación: ensayos sobre fotografías e historias. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.