TROMPE-L’OEIL: (in)visibilidade da Umbanda na cultura brasileira

Maurício Ribeiro da Silva

Resumo


Este trabalho objetiva discutir sob o viés da cultura o fenômeno da invisibilidade de caracteres associados a grupos não hegemônicos, mais notadamente a Umbanda. Valendo-se do método indutivo exploratório para delinear a operacionalidade do conceito, apresentam-se elementos da teologia e da liturgia da religião a partir das festividades de ano novo e sua disseminação no tecido cultural do país com a adoção de práticas em rituais laicos. Diante deste quadro, observam-se padrões que se relacionam à midiatização do ritual, denotando a efetividade do conceito de apagamento no fenômeno observado.

Palavras-chave


Imaginário; Invisibilidade; Ritual; Umbanda

Texto completo:

PDF

Referências


BROWN, Diana DeGroat. Umbanda: religion and politics in urban Brazil. New York: Columbia Universtity Press, 1994.

GEBAUER, Gunther e WULF, Christoph. Mimese na cultura: agir social, rituais e jogos, produções estéticas. São Paulo: Annablume, 2004.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do Paraíso. Os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

IBGE. Censo Demográfico 2010. Brasília, 2012. Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm. Acesso em: 17 de fevereiro de 2016.

ORTIZ, Renato. A Morte Branca do Feiticeiro Negro. Umbanda: Integração de uma religião numa sociedade de classes. Petrópolis: Vozes, 1978

RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: evolução e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SODRÉ, Muniz. O Terreiro e a Cidade. A forma social negro-brasileira. Petrópolis: Editora Vozes, 1988.

SOUZA, Laura de Mello e. O Diabo na Terra de Santa Cruz. Feitiçaria e Religiosidade Popular no Brasil Colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

_____. Inferno Atlântico. Demonologia e colonização – Séculos XVI-XVIII. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.