Produções periféricas e circulação de conteúdos audiovisuais em plataformas: análise do projeto Curta em Casa na Globoplay

Eduardo Paschoal de Sousa, Thiago Siqueira Venanzoni

Resumo


Este artigo busca analisar as apropriações narrativas e as circulações de um conjunto de 200 curtas-metragens produzidos durante a pandemia de Covid-19 nas periferias da cidade de São Paulo – por meio do projeto Curta em Casa, promovido pelo Instituto Criar, em parceria com a SPCine e o Projeto Paradiso –, reeditados e recompostos narrativamente na série 40m2, difundida pela plataforma de streaming Globoplay. A partir dessas reapropriações e das temáticas presentes tanto nas obras originais quanto no novo objeto audiovisual, encontramos em tela formas narrativas que refletem as condições sociais e econômicas nas periferias durante a pandemia. O intuito mais amplo desta análise é compreender como a dimensão do território e, com ele, a noção de diversidade estão presentes nas produções audiovisuais, em especial as originárias de locais periféricos, e como elas disputam sentidos em arranjos nos espaços hegemônicos.


Palavras-chave


cultura das mídias; narrativas audiovisuais; circulação; território; diversidade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.