Crise humanitária e os refugiados da guerra e do clima

Cilene Victor da Silva

Resumo


A atual crise humanitária, a maior desde a Segunda Guerra Mundial, tem colocado em xeque os modelos de desenvolvimento e explicitado as fragilidades teóricas e práticas para o enfrentamento da crise. São mais de 65 milhões de refugiados de conflitos violentos e dos impactos das mudanças climáticas. Neste contexto, o presente artigo tem o propósito de discutir a contribuição das narrativas jornalísticas humanizadas para o entendimento da sociedade acerca da complexidade e da interdependência dos fatos relacionados à crise humanitária. Para alcançar o objetivo proposto, este artigo resgata a essência dos debates da primeira Cúpula Mundial Humanitária, analisa as narrativas dos protocolos internacionais sobre o tema e defende o uso do poder da imprensa nos moldes da chamada media intervention. São resgatados autores como Edgar Morin, Cremilda Medina, Roland Barthes, Jürgen Habermas, Kevin Howley e Tzvetan Todorov.  

 

Palavras-chave: Crise humanitária. Refugiados. Narrativas humanizadas. Jornalismo humanizado. Media Intervention. A compreensão como método.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.