Roteiro de fé e devoção: a mística católica do Parque Religioso Cruz da Menina

Emilson Ferreira Garcia, Robéria Nádia Araújo Nascimento

Resumo


Este texto tece considerações acerca da dinâmica da religiosidade popular sistematizando uma pesquisa de campo realizada no santuário da Cruz da Menina localizado no sertão paraibano. A finalidade do estudo foi compreender como as travessias e as práticas religiosas dos romeiros imprimem novos significados à religiosidade nordestina. A observação apontou que os sentidos do sagrado são construídos a partir de votos, ex-votos, orações, bênçãos e celebrações que alimentam o imaginário religioso sertanejo. Assim, os destinos de devoção ressignificam o catolicismo popular preservando as tradições da Igreja e reinventando relações solidárias no exercício da fé. 


Palavras-chave


Catolicismo popular, performance religiosa, romarias, santuário.

Texto completo:

PDF

Referências


_________________ Portal da Diocese de Patos-PB/ http://www.diocesedepatospb.org.br/cruz-da-menina/Acesso em: 20 de janeiro de 2017.

AZZI, Riolando. Catolicismo Popular e Autoridade Eclesiástica na Evolução Históricado Brasil. In: Religião e Sociedade nº 1, Rio de Janeiro, ISER, 1977.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Os deuses do povo: um estudo sobre a religião popular. Uberlândia: Edufu, 2007.

CAMURÇA, Marcelo. Espiritismo e nova era: interpelações ao cristianismo histórico. Aparecida: Editora Santuário, 2014.

CONTINS, Marcia; Vânia, PENHA-LOPES; Carmem Silva Moretzsohn, ROCHA (Orgs). Religiosidade e performance: diálogos contemporâneos. Rio de janeiro: Mauad X, 2015.

FAUSTO NETO, Antonio. A religião do contato: estratégias discursivas dos novos “templos midiáticos”. Em Questão. v. 10, n. 1. Porto Alegre: Jan/Jun, 2004.

LUCENA, Damião. Patos de todos os tempos: a capital do sertão da Paraíba. João Pessoa: A União, 2015.

PASSOS, Mauro. O catolicismo popular, In: PASSOS, Mauro (Org.) A festa na vida:

significados e imagens. Petrópolis: Vozes, 2002.

______. A (re) invenção de uma tradição religiosa e a sociabilidade do Congado no interior de Minas Gerais.Revista Brasileira de História das Religiões. ANPUH, Ano VII, n. 21, Jan/Abr de 2015.

STEIL, Carlos Alberto. O Sertão das Romarias — Um estudo antropológico sobre o santuário de Bom Jesus da Lapa — Bahia. Petrópolis: Vozes e Centro de Investigação e Divulgação (CID), 1996.

TEIXEIRA, Faustino. Faces do catolicismo brasileiro contemporâneo. In: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata (Orgs.). Catolicismo plural: dinâmicas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.