Afetos compartilhados: a experiência estética e poética nas releituras da fotografia de Aylan Kurdi

Erica Cristina de Souza Franzon, Laan Mendes de Barros

Resumo


Este artigo apresenta releituras realizadas por usuários da internet sobre a fotografia de Aylan Kurdi, encontrado morto em uma praia na Turquia em setembro de 2015. O fenômeno de interpretação reproduzido pelos usuários das redes sociais digitais encadeou na produção de sentidos e de afetos que ampliaram as proposições estéticas, simbólicas e culturais sobre o conteúdo da fotografia original. Essas interpretações são tratadas neste texto com a contribuição da estética da recepção para focalizar o receptor da imagem como co-produtor e da teoria da interpretação de Ricœur aplicada à narrativa visual e de teorias sobre fotografia e imagem.


Palavras-chave


Estética da recepção; Fotografia; Refugiados; Releitura; Teoria da interpretação.

Texto completo:

PDF

Referências


AUMONT, Jacques. A Imagem. 6. ed. Campinas: Papirus, 2001.

CARLSON, Marvin A. Performance: uma introdução crítica. Tradução de Thaïs F. N. Diniz e Maria A. Pereira. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios.Tradução de Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1993.

DUFRENNE, M. Estética e Filosofia. 3ª Ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.

ISER, Wolfgang. O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução: Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996, v. 1.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

_____. A Estética da Recepção: Colocações Gerais. In: LIMA, Luiz Costa (Coord. e Trad.). A literatura e o leitor: Textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002a p. 67-84.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ática, 1989.

___________. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia, SP: Ateliê, 3ª ed., 2002.

RICŒUR, Paul. Tempo e Narrativa”. vol. III Campinas: Papirus, 1995.

ROUILLÈ, André. A fotografia: entre o documento e a arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.

SANTAELLA, Lucia. (Org.). Novas formas do audiovisual. São Paulo: Estação das Letras, 2016.

_____________. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SOUZA E SILVA. Wagner. Redes de imagens e o telefotojornalismo. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015. Anais: Rio de Janeiro.Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015. Disponível: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/indiceautor.htm#W. Acesso em 10/09/2015.

SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis; afeto, mídia e política. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

SOULAGES, Francois. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Senac, 2010.

VERÓN, Eliseo. Fragmentos de um tecido. Rio Grande do Sul: Editora Unisinos, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.