Esboço de um panorama das Teorias da Comunicação no Brasil: uma aula inaugural

Luis Mauro Sá Martino

Resumo


Este texto é uma aula inaugural sobre Teoria da Comunicação realizada na ECA-USP em 2017. Os quatro pontos principais foram os seguintes: (1)os fundamentos epistemológicos das teorias e a busca de um conceito de Comunicação; (2) o saber-poder disciplinar responsável pela inclusão/exclusão de ideias na área; (3) o ensino de Teoria da Comunicação e a responsabilidade de torná-la significativa para os alunos; (4) os aspectos éticos da teoria, entendida como fundamento da pesquisa sobre a alteridade. Esses aspectos são diacronicamente trabalhados procurando delinear os desenvolvimentos históricos na origem do atual panorama.

Palavras-chave


Teoria da Comunicação; Epistemologia; Ensino; Métodos de Pesquisa.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, A. Os desafios epistemológicos da comunicação mediada por computador. Revista Fronteiras. Vol. IV, n.2, Dezembro 2002.

BENNET, T. Theories of media, theories of society? In: GUREVICH, G. Culture, Society, and The Media. Londres: Methuen, 1982.

BAPTISTA, M. L. C. Disciplinas Teóricas: de entulho de currículo a campo do desejo e autopoiesis. Apresentado no XXVI Intercom. Belo Horizonte, 02 a 06 de setembro de 2003.

BONIN, J. A. Elementos para pensar a formação e o ensino em teorias da comunicação. Revista Conexão. v. 4, n. 8, p.61-68, jul./dez. 2005.

BRAGA, J. L. Constituição do Campo da Comunicação. In: VVAA. Campo da Comunicação. João Pessoa: Ed. UFPB, 2001.

CALHOUN, C. Communication as social science. International Journal of Communication, n. 5, p.1479-1496, 2011.

CRAIG, R. Communication Theory as a Field. Communication Theory 9 (2) May 1999.

EPSTEIN, I. Um impasse curricular: Teoria da Comunicação. IN: MELO, J. M. Ensino de Comunicação no Brasil: impasses e desafios. São Paulo: Eca/Usp, 1987.

FELINTO, E. Da Teoria da Comunicação às teorias da mídia. Texto apresentado no XX Encontro da Compós. Porto Alegre: UFRGS, Junho 2011.

FERRARA, L. D’A. A comunicação: da epistemologia ao empírico. Trabalho apresentado no 23o. Encontro da Compós. Belém, Maio de 2014.

FERREIRA, J. Campo acadêmico e epistemologia da comunicação. In: LEMOS, A. Et alli (Orgs.) Mídia.br. Porto Alegre: Sulina, 2003.

FRANÇA, V. Paradigmas da Comunicação: conhecer o quê? In: MOTTA, L. G.; FRANÇA, V., PAIVA, R. e WEBER, M. H. Estratégias e culturas da comunicação. Brasília: UnB, 2001.

LIMA, V. A. Repensando as Teorias da Comunicação. In: MELO, J. M. (Org.) Teoria e Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Intercom/Cortez, 1983.

LOPES, M. I. V. O campo da comunicação. Famecos, n. 30, p.16-30, ago.2006.

MARCONDES FILHO, C. A Comunicação no sentido estrito e o Metáporo. Trabalho apresentado no 21o. Encontro da Compós. Juiz de Fora, junho 2012.

MARTINO, L. C. Escritos de Epistemologia da Comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2017.

MARTINO, L. M. S. Teoria da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2009.

SIGNATES, L. O que é especificamente comunicacional nos estudos brasileiros de comunicação na atualidade. In: BRAGA, J. L.; et alli. 10 perguntas para produção do conhecimento em comunicação. São Leopoldo: Unisinos, 2013.

SODRÉ, M. Ensinar e Pesquisar. In: MOREIRA, S. V. e VIEIRA, J. P. D. Comunicação: ensino e pesquisa. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.