A (curta) primavera de um jornalismo público no Paraná: os 10 anos da experiência de um projeto editorial na Região dos Campos Gerais

Sergio Luiz Gadini, Edilene Santos Ogura

Resumo


Jornal da Manhã, de Ponta Grossa, Paraná, lançou em setembro de 2007, um projeto norteado pelas bases editoriais de um jornalismo público, buscando regionalizar uma experiência já realizada em periódicos de alguns países do mundo (como EUA e Portugal). A ousadia editorial, ainda que breve, marcou a história recente do jornalismo na Região dos Campos Gerais do Paraná, onde o periódico circulou durante a breve experiência que pautou o trabalho de profissionais, diretores e repórteres. Ao registrar uma década após o lançamento do projeto, o presente texto faz uma breve retrospectiva histórica e destaca as contribuições de uma proposta que lançou a primeira coluna de ombudsman no Estado. O recorte metodológico da análise considera as características da edição de um dia por semana, durante um ano do referido periódico, buscando indicar as principais características do projeto apresentado, na época, como inovação editorial no Paraná.

Palavras-chave


jornalismo público; Jornal da Manhã; mídia regional

Texto completo:

PDF

Referências


COLUSSI, J. Política, debate e participação no jornalismo do interior. In: ASSIS, F. (Org.). Imprensa do interior: conceitos e contextos. Chapecó: Argos, 2013.

DORNELLES, Beatriz. Jornalismo comunitário em cidades do interior. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2004.

FERNANDES, Marcio. Civic journalism: haverá um modelo brasileiro? Guarapuava: Unicentro, 2008.

GADINI, Sérgio Luiz. Desafios de pesquisa em jornalismo vultural: estratégias metodológicas para compreender os processos editoriais no campo cultural. Famecos, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 28-35, jan./abr. 2010.

GROTH, Otto. O poder cultural do desconhecido: fundamentos da Ciência dos Jornais. Petrópolis: Vozes, 2011.

LIMA, Marcus Assis; MOTA, Flavia M. Jornalismo cívico como alternativa e ferramenta par uma prática mais social da comunicação. Pauta Geral, Ponta Grossa, v. 1, n. 1, p. 22-39, ago./dez. 2014.

MEYER, Phillip. Os jornais podem desaparecer? Como salvar o jornalismo na era da informação. São Paulo: Contexto, 2007.

MOUILLAUD, Maurice; PORTO Sérgio D. O jornal, da forma ao sentido. 3. ed. Brasília: UnB, 2012.

NÃO mudam a credibilidade e o respeito a PG. Jornal da Manhã, Ponta Grossa, 2 set. 2007.

PERUZZO, Cicília M. Krohling. Mídia local e suas interfaces com a mídia comunitária no Brasil. Anuário Internacional de Comunicação Lusófona. São Paulo, v. 4, n.1, p.141-169, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.