Os piores videoclipes do canal KondZilla: performance e fracasso em dinâmicas valorativas em rede
Resumo
A partir de um conjunto dos videoclipes com altos números de dislikes no canal da produtora musical KondZilla no YouTube, o artigo problematiza as dinâmicas valorativas em rede como instâncias performáticas, que colocam em circulação critérios constituídos nos espaços das plataformas digitais. A noção de fracasso (HALBERSTAM, 2020) abre possibilidades interpretativas e auxilia na compreensão dos sentidos conflitantes sobre gêneros musicais (JANOTTI JR, 2003; 2020) e coloca em suspeita critérios de produção musical no contexto da música pop periférica (PEREIRA DE SÁ, 2017; 2019). Utiliza-se uma metodologia de formação de constelação de videoclipes, para verificar dinâmicas relacionais entre os vídeos e reconhecer o campo dos comentários em canais do YouTube como ambientes de disputas performáticas e julgamentos. Apresenta-se, como resultado, críticas à produtora KondZilla, a partir de debates interseccionais sobre classe social, gênero e raça dentro do universo do funk, traduzidos de forma audiovisual para o campo do videoclipe.
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