Sentidos possíveis na narrativa fílmica: a análise de V de Vingança a partir do tema e seus modos de expressão

Renata Patrícia Correa Coutinho, Denise Aristimunha de Lima

Resumo


O presente artigo nasce como uma reflexão que realizamos a partir do filme V de Vingança (V for Vendetta, 2006, de James McTeigue), considerando-o como uma narrativa que independe do dispositivo em que é veiculada. Nossa leitura do objeto se dá a partir de estudo bibliográfico em que destacamos, primeiramente, o tema e suas relações com o contexto, e, logo após, os modos de expressão fílmica empregados na produção. Para o estudo do tema, recorremos à teoria literária, a partir de um ensaio de Antonio Candido (1978), e para o estudo da produção audiovisual utilizamos a classificação de Marcel Martin (2013), que se baseia em elementos fílmicos específicos e não específicos. Buscando explicitar a produção de sentido engendrada, analisamos quatro conjuntos de cenas do filme. Ao final, concluímos a análise visualizando a narrativa fílmica em questão como uma reatualizacão metafórica que nos possibilita refletir sobre as questões do nosso tempo presente.


Palavras-chave


cinema; linguagem audiovisual; narrativa; vingança; análise fílmica

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