O documentário como estratégia de legitimação do discurso ESG de organizações com desgaste reputacional
Resumo
O artigo analisa a divulgação estratégica de ações voltadas aos princípios environmental, social and governance (ESG) e desenvolvidas por organizações que tiveram desgaste reputacional em função de crises, como tentativa de reparação de imagem. Busca-se entender se a utilização de documentários para essa divulgação é uma estratégia para a legitimação do discurso, a partir dos contratos de leitura estabelecidos entre organização e espectador. Para ilustrar essa trilha de construção de sentidos, o corpus analisado é o documentário Protetores da Floresta, produzido pela mineradora Vale, que aborda as ações da organização em proteção à Floresta Nacional de Carajás (PA). Busca-se compreender quais são as intencionalidades na escolha estratégica dessa forma de comunicação na tentativa de reparação da imagem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.