Notas sobre o mito dos quatro fundadores do campo comunicacional: Coisas que ninguém nunca viu antes e pensamentos que ninguém teve

Rafiza Varão

Resumo


Embora o campo da Comunicação só comece a ser institucionalizado a partir das ações pioneiras de Wilbur Schramm – que, em 1947, cria o primeiro programa de pós-graduação na área –, as primeiras pesquisas em Comunicação costumam ser associadas ao trabalho de quatro autores, anteriores à institucionalização: Carl Hovland, Paul Lazarsfeld, Harold Lasswell e Kurt Lewin, considerados os principais precursores do pensamento comunicacional pelo próprio Schramm. Este artigo tem como objetivo situar o surgimento e as conseqüências do “mito dos quatro fundadores” na formação da história do campo.

Palavras-chave


ciência; Campo da Comunicação; História; Fundadores

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.