Deontologia e tecnologia: um estudo sobre resposta e interação entre leitores e jornais brasileiros no Facebook

Rogério Christofoletti, Thiago Caminada

Resumo


Este artigo analisa como seis jornais brasileiros interagem com seus leitores no Facebook. Foram considerados veículos de referência, com alcance nacional ou regional. Ao longo de 30 dias não consecutivos, foram analisadas as fanpages de Folha de S.Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, A Notícia, Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina. Os resultados apontaram para pouca atenção dos jornais, diálogo limitado e raras respostas ou interações com os públicos.
Palavras-chave: Ética jornalística, interação, comentários, facebook, jornalismo.

 


Palavras-chave


Ética jornalística, interação, comentários, facebook, jornalismo.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDERSON, C. W.; BELL, Emily; SHIRKY, Clay. Periodismo postindustrial: adaptación al presente. Huesca: eCícero, 2013.

CAMINADA, Thiago. Erro jornalístico nos comentários das redes sociais: interações entre leitores e veículos. Dissertação (Mestrado) –

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

FRIEND, Cecilia; SINGER, Jane B. Online Journalism Ethics: traditions and transitions. London: M. E. Sharpe, 2007.

JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.

LÓPEZ, Guadalupe; CIUFFOLI, Clara. Facebook es el mensaje: oralidad, escritura y después. Buenos Aires: La Crujia, 2012.

MACIÁ-BARBER, Carlos. Novos desafios para uma deontologia jornalística duradoura: o modelo de negócio dos media face às exigências éticas e à participação cidadã. Comunicação e Sociedade, v. 25, 2014.

PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. ed. 3. Porto Alegre: Sulina, 2011a.

PRIMO, Alex. Transformação no jornalismo em rede: sobre pessoas comuns, jornalistas e organizações; blogs, Twitter, Facebbok e Flipboard. Intexto, v. 02, n. 25, dez. 2011b.

SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

SINGER, Jane B. Sem medo do futuro: ética do jornalismo, inovação e um apelo à flexibilidade. Comunicação e Sociedade, v. 25, 2014.

TEIXEIRA, Mabel Oliveira. A interação usuário x jornal em um site de rede social: indícios de uma mudança. Brazilian Journalism Research, v. 10. n. 1, 2014.

TIXIER, Florian. Trabalhar em um espaço comunicacional em formação: Facebook e Twitter como ferramentas de trabalho do community management nos sites de informação on-line sobre a Europa. Brazilian Journalism Research, v. 10. n. 1, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.