Os piores videoclipes do canal KondZilla: performance e fracasso em dinâmicas valorativas em rede

Autores/as

Palabras clave:

videoclipe, performance, música pop, funk, YouTube

Resumen

A partir de um conjunto dos videoclipes com altos números de dislikes no canal da produtora musical KondZilla no YouTube, o artigo problematiza as dinâmicas valorativas em rede como instâncias performáticas, que colocam em circulação critérios constituídos nos espaços das plataformas digitais. A noção de fracasso (HALBERSTAM, 2020) abre possibilidades interpretativas e auxilia na compreensão dos sentidos conflitantes sobre gêneros musicais (JANOTTI JR, 2003; 2020) e coloca em suspeita critérios de produção musical no contexto da música pop periférica (PEREIRA DE SÁ, 2017; 2019). Utiliza-se uma metodologia de formação de constelação de videoclipes, para verificar dinâmicas relacionais entre os vídeos e reconhecer o campo dos comentários em canais do YouTube como ambientes de disputas performáticas e julgamentos. Apresenta-se, como resultado, críticas à produtora KondZilla, a partir de debates interseccionais sobre classe social, gênero e raça dentro do universo do funk, traduzidos de forma audiovisual para o campo do videoclipe. 

Biografía del autor/a

  • Thiago Soares, Universidade Federal de Pernambuco, PE, Brasil

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do grupo de pesquisa Comunicação, Música e Cultura Pop (Grupop). Bolsista de Produtividade em Pesquisa (Nível 2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

  • Gabriel Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco, PE, Brasil

    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista da Fundação ao Amparo a Ciência do Estado de Pernambuco (Facepe).

  • Eduardo Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco, PE, Brasil

    Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Publicado

2021-04-30

Número

Sección

Dossiê “Cinema, vídeo e transmissão multimídia na internet”