Radiojornalismo hipermidiático: um estudo sobre a narrativa multimidiática e a convergência tecnológica na Rádio France Info

Autores

  • Debora Cristina Lopez Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Universidade Federal da Bahia) Professora de Pós-graduação em Comunicação (UFSM)

Palavras-chave:

radiojornalismo hipermidiático, convergência, narrativa multimídia, formatos radiofônicos, France Info

Resumo

O presente artigo discute linguagens sonoras e multimidiáticas para o radiojornalismo contemporâneo. Analisamos o especial “40 ans après...”, desenvolvido em 2009. Entre os principais resultados estão a discussão sobre o papel da infografia como ferramenta de ampliação de conteúdo e a importância de rever fazeres e narrativas no rádio. O jornalismo multimídia desenvolvido no site da France Info assume um papel de ampliação e complementação do conteúdo original, de transmissão da informação via dial e retransmissão via streaming.

Downloads

Publicado

2016-07-13