Dossiê Revista Líbero (2018.2)

O que percebemos através dos nossos sentidos é toda a realidade que existe? Há coisas que dão origem às nossas percepções? Ou essas "coisas em si" são apenas traços de algo maior? O que as imagens técnicas, em especial a fotografia documental, têm a ver com isso? Estas questões orientam o dossiê temático da Revista Líbero para o segundo semestre de 2018. A proposta, aqui, é reunir artigos, ensaios fotográficos,infográficos e vídeos capazes de nos ajudar a pensar a respeito da fotografia documental contemporânea - algo premente no momento - pois sua exposição parece ter um caráter decididamente ritualístico. Começa em revistas e livros impactantes, plataformas digitais, ocasionalmente em jornais e se torna mais valorizada à medida que avança para galerias de arte e museus.

Como podemos compreender este fenômeno, na perspectiva da Comunicação? O que é documentado? A quem se dirige? Seria possível perceber essa fotografia documental contemporânea como uma ferramenta para criar novas formas de sensibilidade e conhecimento, reorganizando nossa conexão com o mundo?

 

  • Editor convidado e responsável pelo dossiê: Prof. Dr. Silas de Paula, da UFC (Universidade Federal do Ceará).

 

  • Prazo máximo para submeter originais ao dossiê: 15 de outubro de 2018


Lembramos que continuamos, em fluxo contínuo, recebendo materiais de temática livre. O tempo médio de avaliação dos textos, fotografias, gráficos e videos enviados à Líbero é de três meses.

Atenciosamente,
Simonetta Persichetti & Marcelo Santos