A mulher brasileira e o Brasil nos meios de comunicação de massa da Espanha: o papel das notícias padrão na apropriação dos conteúdos.

Maria Badet Souza, Virginia Luzón Fernández

Resumo


O objetivo de nossa pesquisa é aprofundar a decodificação do imaginário coletivo sobre o Brasil que está sendo construído em países como a Espanha, mediante ferramentas de transmissão de conteúdo, tais como meios de comunicação de massa, focando no grupo dos jovens como receptores midiáticos. Neste artigo, mostraremos como esta abordagem permite observar as razões pelas quais alguns conteúdos de mídia padrão sobre o Brasil e as mulheres brasileiras são interpretadas de formas homogeneizadas e/ou diferenciadas pelos participantes.

Palavras-chave


construção de imaginário social; Brasil e imagem da mulher brasileira; análise de conteúdo; juventude; recepção midiática na Espanha

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.