Jornalismo, memória e mito: um olhar sobre a vitória de Barack Obama em 2008

Michele da Silva Tavares, Elton Antunes

Resumo


O objetivo desse artigo é discutir o papel do jornalismo como lugar de articulação e operador da memória do personagem político, através da análise comparativa da maneira como a imagem de Barack Obama foi apresentada nas revistas Time e Veja nas eleições presidenciais norte-americanas de 2008. Do ponto de vista metodológico fizemos um mapeamento dos enquadramentos que privilegiam esse passado biográfico, identificando o que é acionado pelo discurso jornalístico, e o modo como os relatos jornalísticos fizeram apelo à sua peculiaridade biográfica e ao ineditismo que permeia o significado da sua vitória em âmbito mundial.

Palavras-chave


Jornalismo; revista; enquadramento; memória

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.