A valoração emergente dos usuários acerca de formatos jornalísticos inovadores: um estudo empírico sobre as reportagens multimídia TAB, do portal Uol

Mauro de Souza Ventura, Liliane de Lucena Ito

Resumo


Desde 2014, a série TAB apresenta reportagens digitais diferenciadas para a web: textos long form com apoio de recursos como infográficos animados e simulação 3D, resultando em conteúdo responsivo e imersivo. Este artigo investiga a repercussão de tal formato revelada em comentários no Facebook entre 2014 e 2015. Os resultados mostram que há uma percepção geral sobre a originalidade, sem apontamentos específicos, além da constatação de que o objetivo da página é
divulgar informações (e não interagir).
Palavras-chave: Reportagem multimídia, novos formatos jornalísticos, TAB, Uol.


Palavras-chave


Reportagem multimídia, novos formatos jornalísticos, TAB, Uol.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDERSON, C.W.; BELL, E.; SHIRKY, C. Post-Industrial Journalism: Adapting to the Present. Columbia Journalism School. Tow Center for Digital Journalism, 2014. Disponível em

journalism-adapting-to-the-present-2/>. Acesso em: 1 out. 2015.

FREDERICK, D. M. The Effects of Parallax Scrolling On User Experience and Preference in Web Design. Department of Computer Graphics Technology Degree Theses. Paper 27, 2013. Disponível em:

. Acesso em: 1 nov. 2015.

JENKINS, H. Cultura da convergência. Tradução de Susana

Alexandria. São Paulo: Aleph, 2008.

KOZINETS, R. V. On netnography: initial reflections on consumer research investigations of cyberculture. Advances in Consumer Research, v. 25, p. 366-371, 1998.

LONGHI, R. O turning point da grande reportagem multimídia. Revista Famecos, v. 21, n. 3, p. 897-917, set.-dez. 2014.

PEREIRA, F.; ADGHIRNI, Z. O jornalismo em tempos de mudanças estruturais. Revista Intexto, v. 1, n. 24, p. 38-57, 2011.

PRIMO, A. Enfoques e desfoques no estudo da interação mediada por computador. In: INTERCOM - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2003, Belo Horizonte. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: mídia, ética e sociedade. São Paulo: Intercom, 2003.

RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009a.

RECUERO, R. Diga-me com quem falas e dir-te-ei quem és: a conversação mediada pelo computador e as redes sociais na internet. Revista Famecos, v. 1, n. 38, p. 118-128, 2009b.

SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

VENTURA, M. S. Hipertexto, noticiabilidade e teoria do jornalismo na web. Revista Líbero, v. 12, p. 75-84, 2009.

ZEMEL, T. Web design responsivo: páginas adaptáveis para todos os dispositivos. São Paulo: Casa do Código, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.