Arquiteturas de participação aplicadas ao crowdsourcing: sistematizando processos e práticas de apuração jornalística em ambientes digitais convergentes

Jan Alyne Barbosa Prado, Edienari Oliveira dos Anjos

Resumo


O artigo tem por objetivo sistematizar e discutir, por meio de casos específicos, como as práticas colaborativas, dentro das quais o crowdsourcing se insere, são potencializadas por arquiteturas de participação mais abertas, expandindo o escopo de práticas de apuração da notícia. Acreditamos que as potencialidades e limitações ligadas às iniciativas descritas aqui são úteis para se pensar algumas dinâmicas de apuração em ambientes digitais e processos produtivos convergentes.

Palavras-chave: Apuração jornalística, arquitetura de participação, crowdsourcing.


Palavras-chave


Apuração jornalística, arquitetura de participação, crowdsourcing.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, S. Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo nas redes digitais. In: CANAVILHAS, J. (Org.). Notícias e mobilidade: o jornalismo na era dos dispositivos móveis. Covilhã: Labcom Livros, 2013, p. 33-54.

BRIGGS, M. Jornalismo 2.0: como sobreviver e prosperar. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2011.

BRUNS, A. Gatewatching: collaborative online news production. New York: Peter Lang, 2005.

DÓRIA, P. Jornalismo em Software. O Globo. Disponível em:

. Acesso em: 28 jul. 2014.

FABIAN, F. E. A utilização do crowdsourcing na comunicação organizacional: um estudo exploratório. Monografia. Rio Grande do Sul: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2012.

FIDALGO, A. A resolução semântica no jornalismo online. In: BARBOSA, Suzana (Org.). Jornalismo de terceira geração. Covilhã: Labcom Livros, 2007, cap. III, p. 101-168. Disponível em:

. Acesso em: 14 abr. 2014.

HOWE, J. O poder das multidões: por que a força da coletividade está remodelando o futuro dos negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

KEEN, A. O culto do amador: como blogs, MySpace; YouTube e a pirataria digital estão destruindo nossa economia, cultura e valores. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

LAGE, N. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2003.

MACHADO, E. O ciberespaço como fonte para os jornalistas. Salvador: Calandra, 2003.

MANUAL de Verificação. Um guia definitivo para a verificação de conteúdo digital na cobertura de emergências. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2014.

MIELNICZUK, L., MARQUES, I. L. Sistemas publicadores para webjornalismo: mapalink, um protótipo para produtos de terceira geração. In: MACHADO, E; PALACIOS, M. (Orgs.). O ensino do jornalismo em redes de alta velocidade: metodologias & software. Salvador: EDUFBA, 2007, p. 141-158.

PEREIRA JUNIOR, L. C. A Apuração da notícia: métodos de investigação na imprensa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

QUINN, S. Convergent journalism: the fundamentals of multimedia reporting. Nova York: Peter Lang Publishing, 2005.

RAMOS, D. O. Anotações para compreensão da atividade do “curador de informação digital”. In: CORRÊA, E. N. S. (Org.). Curadoria digital e o conceito de comunicação. São Paulo: Eca/USP, 2012, p. 12-21.

RÊGO, A. R. Webjornalismo de referência brasileiro. In: Jornalismo, cultura e poder. Teresina: Edufpi, 2007, p. 27-68.

SOUSA, M. L. P. Tecnologias digitais, convergência e interatividade na prática jornalística: estudo de caso da produção de conteúdo do Ronda. Projeto de pesquisa na linha de pesquisa Processos e práticas em Jornalismo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), nível mestrado. Teresina: UFPI, 2013.

TRÄSEL, M. Apuração distribuída como técnica de webjornalismo participativo. In: SCHWINGEL, C; ZANOTTI, C. A. (Orgs.). Produção e colaboração no jornalismo digital. Florianópolis: Insular, 2010, p. 218-233.

VIENER, K. The rise of the reader: journalism in the age of the open web. The Guardian. Disponível em: . Acesso em: 29 abr. 2014.

VIRISSIMO, V. Apuração jornalística na internet: potencialidades e limites. In: SBPJor- Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 6, 2008, São Bernardo do Campo- SP. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo: a construção do campo do jornalismo no Brasil. São Paulo: SBPJor, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.