A produção telejornalística cotidiana no tempo de redes sociais digitais: os usos do WhatsApp no RJTV

Renata Rezende Ribeiro, Mariana de Carvalho Ghetti

Resumo


O artigo pertence a uma pesquisa ampliada que buscou compreender os usos dos aplicativos de redes sociais na produção telejornalística brasileira. No texto, apresentamos parte da análise que contemplou a utilização do aplicativo WhatsApp no telejornal local da TV Globo do Rio de Janeiro, RJTV 1. O percurso metodológico incluiu, além de revisão bibliográfica, sistematização de dados e análise de conteúdo de 24 edições. Os resultados fornecem pistas importantes sobre o modo da produção telejornalística contemporânea na interloculação com os usos das redes sociais digitais, numa tentativa ampliada de participação do espectador aos modos de produção e estratégias narrativas.

Palavras-chave


Telejornalismo; Participação; Whatsapp; RJTV

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo (Edição revista e actualizada). Lisboa: Edições 70 (2009).

BECKER, Beatriz. Convergência x diversidade: repensando a qualidade das notícias na TV. Brazilian Journalism Research 8.2, 2012.

_______________. Televisão e Telejornalismo: Transições. São Paulo, Estação das Letras e Cores, 2016.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Oeiras: Celta Editora, 1997, 1997.

BRUNO, Fernanda. Estética do flagrante: controle e prazer nos dispositivos de vigilância contemporâneos. Revista Cinética, 2008.

CAJAZEIRA, Paulo. A audiência convergida do telejornalismo nas Redes Sociais. Revista de Estudos da Comunicação (on line), 2014. In: https://periodicos.pucpr.br/index.php/estudosdecomunicacao/article/view/22458/21548. Acesso em 15/11/2018.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis, Vozes, 2008.

DANDREA, Carlos Frederico. Editando a violência: os vídeos “amadores” de quatro webTVs jornalísticas sobre as Jornadas de Junho│ Violent Scenes: "amateur" videos in journalistic webTVs during the June Journeys in Brazil. Liinc em Revista, v. 10, n. 1, 2014.

GUIMARÃES, César; FRANÇA, Vera. Experimentando as narrativas do cotidiano. In: Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte, Autêntica, 2006.

JAGUARIBE, Beatriz. O choque do real: estética, mídia e cultura. Rio de Janeiro, Rocco, 2007.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

JOST, François. Compreender a Televisão. Sulina, 2010.

JUNIOR, Norberto Kuhn. Do vandalismo ao protesto: análise de conteúdo da cobertura do jornal Zero Hora sobre as manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus em Porto Alegre. Revista de Humanidades, v. 30, n. 2, p. 433-454, 2016.

MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 2000.

MUSSE, C; TOMÉ, C. “Um milhão de amigos no ‘RJTV’: o telespectador como produtor de conteúdo pelos aplicativos WhatsApp e Viber”. Revista Sessões do Imaginário, Rio Grande do Sul, n.20. 2015.

PADILHA, Eliziete dos Santos. Midiatização do telejornalismo: um estudo sobre a produção de notícias a partir da inserção do telespectador como produtor de conteúdo. 2017.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SHIRKY, C. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de janeiro: Zahar, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.