A cultura das tradições seletivas: (in)visibilidade de rainhas e princesas negras do Clube Treze de Maio no jornal A Razão (1960-1980)

Giane da Silva Vargas

Resumo


O artigo tem como objeto de estudo as entrevistas concedidas por rainhas e princesas dos concursos de beleza do Clube Social Negro Treze de Maio e a cobertura da coluna social do jornal A Razão, de Santa Maria (RS), a esses certames. A análise se fundamenta nos três níveis da teoria da cultura de Raymond Williams: a cultura vivida, a cultura registrada e a cultura da tradição seletiva. Conclui-se que as rainhas e as princesas do Treze foram detentoras de visibilidade no reduto da sociabilidade negra, na cultura vivida e registrada entre seus pares; mas não se tornaram parte efetiva da cultura registrada na imprensa local santa-mariense, pois, entre as tradições seletivas do jornal A Razão, estava a cobertura, principalmente, a eventos dos clubes frequentados por mulheres brancas.


Palavras-chave


Cultura vivida. Cultura registrada. Cultura da tradição seletiva. Rainhas e princesas negras. Clube Social Negro Treze de Maio. Cobertura jornalística.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.