Conflitos em pauta e em cena: a disputa de poder entre Bolsonaro e JN em um panorama de pandemia

Luiz Felipe Novais Falcão, Simone Martins, Iluska Coutinho, Paulo Roberto Figueira Leal, Mayra Regina Coimbra, Luiz Ademir de Oliveira

Resumo


Este artigo pretende analisar a disputa de poder percebida entre os discursos proferidos pelo presidente da República e o Jornal Nacional, telejornal mais longevo e de maior audiência no país. Nossa hipótese é a de que Jair Bolsonaro, ao se posicionar contrário ao distanciamento social, incitando brasileiros a voltarem a seus postos de trabalho, faz um desserviço aos cidadãos por desrespeitar as orientações das autoridades mundiais de saúde. Por outro lado, o JN assume uma postura didática, alertando seus telespectadores quanto à importância da prevenção ao novo coronavírus. Dessa forma, pretendemos – a partir da análise de três edições do noticiário – revelar o enquadramento noticioso adotado pelo telejornal, por meio da metodologia da análise da materialidade audiovisual, para verificar a disputa de poder existente entre JN e Bolsonaro, contrapondo o discurso do presidente ao do Jornal Nacional, que é o de conscientização dos brasileiros no que se refere à postura adequada para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil.


Palavras-chave


pronunciamento; Jornal Nacional; enquadramento noticioso; análise da materialidade audiovisual; Covid-19

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.