O concurso Miss Universo como acontecimento midiático: olhares para a cerimônia de 2019

Michele Negrini, Calvin Cousin

Resumo


Muitos eventos são delineados visando a apresentação no cenário midiático. O concurso de Miss Universo pode ser visualizado como parte deste grupo, e tem a produção de sua etapa final planejada para atingir um grande público. Desta forma, a competição emerge como um espaço para a consolidação de um perfil específico de “super mulher” e a cerimônia final pode ser encarada como um acontecimento midiático (KATZ, 2016). Este trabalho objetiva analisar a cerimônia do Miss Universo de 2019, a partir da perspectiva dessa ordem de acontecimento. A pesquisa é de caráter exploratório e observacional (GIL, 2008). Percebemos, então, que a competição apresenta elevado grau de pré-produção, características rituais e celebratórias, narrativização da jornada de figuras heroicas (as misses) e sacerdotais (o anfitrião) e reflexos culturais do cenário e tempo no qual está inserida, frequentemente destacando pautas de relevância social.

Palavras-chave


Miss Universo; acontecimento midiático; pesquisa observacional

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