Frame sponsorship e populismo de direita no Brasil: o “kit gay” na Folha de S.Paulo

Liziane Soares Guazina, Ana Gabriela Guerreiro Leite

Resumo


A polêmica em torno de um material didático criado em 2011, durante o governo Dilma Rousseff, para combater a homofobia nas escolas, tornou-se um dos principais temas da campanha eleitoral de 2018. Desde antes da disputa presidencial, no entanto, o candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro e seus apoiadores referiram-se ao material como um “kit gay” e destacaram a temática várias vezes no Legislativo. Neste artigo, observamos, de forma exploratória, como a Folha de S.Paulo cobriu o assunto em 56 matérias publicadas entre os anos de 2011 e 2018. Argumentamos que o enquadramento negativo de Bolsonaro sobre o “kit gay” funcionou como um “rótulo” vinculado ao discurso moral e religioso do político, tendo sido incorporado pela Folha em suas reportagens como “enquadramento patrocinado” (CARRAGEE; ROEFS, 2004; VALERA-ORDAZ, 2017). Ao final, discutimos os resultados como ponto de partida para reflexões sobre o jornalismo “caça-cliques” e sobre o alinhamento da mídia a determinados enquadramentos que privilegiam a circulação de ideias populistas vinculadas a grupos radicais de direita.


Palavras-chave


frame sponsorship; populismo; kit gay; Folha de S.Paulo

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