“Proteger a mulher é fortalecer a família”: o reconhecimento ideológico das mulheres nos tweets do MMFDH e da ministra Damares Alves

Helen Anacleto, Louize Nascimento, Luciane Leopoldo Belin

Resumo


A partir de uma análise de conteúdo de todos os 2088 tweets publicados nos perfis do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e de sua titular, Damares Alves, em 2020, este artigo propõe uma discussão sobre o tipo de diálogo promovido pela ministra e por sua pasta com os assuntos relacionados às mulheres. Partindo das discussões sobre feminismo e reconhecimento, verificamos que as publicações promovem uma invisibilização das causas feministas, com postagens em que as mulheres assumem um papel secundário e em que precisam ser protegidas pelo Estado. Além disso, os perfis lançam mão de estratégias do reconhecimento ideológico com uma agenda neoconservadora para escamotear demandas legítimas por emancipação. A investigação indica também que os perfis pouco se importaram em retratar as interseccionalidades e pluralidades do gênero feminino.


Palavras-chave


comunicação; reconhecimento; feminismo; Twitter; Damares Alves

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.