“Tudo Tem Seu Tempo”: signos na publicidade da política de prevenção da gravidez na adolescência

Isabella Szabor Machado Mustafé, Tamires Ferreira Coêlho

Resumo


A pesquisa investiga a mensagem publicitária governamental para analisar os comportamentos sugeridos e desvelar os valores vinculados à política de prevenção à gravidez na adolescência. Por meio da análise semiótica peirceana, analisamos três peças gráficas da campanha “Tudo Tem Seu Tempo”, lançada pelo Ministério da Saúde (MS) e pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Constatou-se que, ao pautar a gravidez, a ausência de elementos na mensagem como uma abordagem sobre relações sexuais e prazer, bem como a falta de menção de métodos contraceptivos comuns, demonstram que só um procedimento é apresentado: o planejamento familiar que implica a ausência de relações sexuais. No aspecto convencional-simbólico, nota-se a presença de princípios cristãos conservadores associados à campanha e observa-se a potente articulação entre análise semiótica com teorias de interseccionalidade para perceber estereótipos e construções que estão no imaginário coletivo.

Palavras-chave


comunicação pública; publicidade; semiótica; interseccionalidade; políticas públicas

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