Jornalismo, hegemonia e conhecimento: leituras sobre uma proposta de práxis contra-hegemônica em Antonio Gramsci e Adelmo Genro Filho

Clarissa do Nascimento Peixoto, Samuel Pantoja Lima

Resumo


A reflexão teórica da qual se derivou este artigo buscou evidenciar as conexões entre o conceito de hegemonia gramsciano e o de jornalismo como forma social de conhecimento, conforme propõe Adelmo Genro Filho (2012), para pensar possíveis leituras de uma práxis jornalística contra-hegemônica. Abordamos de forma mais vertical e dialogicamente as noções de hegemonia em Antonio Gramsci e o conhecimento jornalístico, a partir do legado de Genro Filho, que propõe uma teoria marxista do jornalismo, fundamentada no conceito de práxis, de Karl Marx. Discutimos, à luz do referencial teórico e de práticas contra-hegemônicas no jornalismo, elementos para uma práxis jornalística que enfrente as relações hegemônicas a partir da produção de conhecimento socialmente relevante à luta de classes e à disputa de ideias na sociedade contemporânea.


Palavras-chave


jornalismo; hegemonia; conhecimento; práxis contra-hegemônica

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.