Comunicação na, a partir da e para a cultura. Notas para um balanço dos estudos culturais (em comunicação) na América Latina: trajetória, temas e críticas

Marta Rizo García

Resumo


O artigo propõe um breve percurso pela trajetória dos estudos culturais na América Latina, enfatizando sua influência na pesquisa em comunicação desenvolvida na região. Além de explorar como os estudos culturais latino-americanos foram construídos e desenvolvidos, são estabelecidos alguns pontos cruciais para compreender o debate sobre a relação entre comunicação e cultura. Pretende-se, por um lado, oferecer algumas pinceladas para compreender o surgimento dos estudos culturais britânicos e as especificidades que caracterizaram sua chegada à região latino-americana. Por outro lado, é interessante aprofundar a concepção de cultura proposta pelos estudos culturais e sua influência na concepção de comunicação; esse objetivo torna-se o centro de interesse do texto, pois permite compreender a relação comunicação-cultura como eixo teórico-epistemológico que articula muitos dos estudos empíricos que vêm sendo realizados no campo da comunicação na América Latina, década de 1980 até hoje. Por fim, recupera-se algumas críticas que os estudos culturais têm recebido.


Palavras-chave


estudos culturais; América Latina; pesquisa em comunicação; epistemologia

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.