LACAN EXPLICA: ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA COMUNICAÇÃO EM REDES SOCIAIS DA INTERNET
Resumo
Para atender às demandas de usuários das novas mídias digitais, experimentações vêm sendo feitas no campo da comunicação midiática. A propaganda tem colaborado significativamente nessa busca e usado das narrativas audiovisuais e do recurso do storytelling (ou contar histórias). O presente trabalho investiga como a narrativa busca envolver o consumidor emocionalmente para estabelecer um vínculo com a marca a partir do vazio psíquico constitutivo do ser humano, segundo Jacques Lacan. O objeto de estudo é uma campanha publicitária da Panvel Farmácias na internet.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
A HISTÓRIA DE SOFIA - Filme da Panvel. Criação e Direção: José Pedro Goulart. Produção: Mínima. Intérpretes: Marcos Verza; Fernanda Lamêgo; Charom William John Raash; Martina Billo da Silva Reis de Souza; Lindinha, como Sofia, e Princesa como Brigite. Mínima, 2012. Disponível em: . Acesso em: 22 nov. 2017.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos, 1995.
_____. O sistema dos objetos. São Paulo, Editora Perspectiva, 1973.
_____. Simulacros e simulação. Lisboa, Relógio d’Água, 1991.
BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 1990.
BULHÕES, Marcelo. A ficção nas mídias: um curso sobre a narrativa nos meios audiovisuais. São Paulo: Ática, 2009.
DOR, Joël. Introdução à leitura de Lacan: o inconsciente estruturado como linguagem. Tradução Carlos Eduardo Reis. Porto Alegre: Artmed, 1989.
FREITAS, Jeanne Marie Machado de. Comunicação e psicanálise. São Paulo: Editora Escuta, 1992.
GIL, Antonio Carlos. Estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2009.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1969.
LACAN, Jacques. O seminário, livro 3: as psicoses. 2. ed. revista. Tradução Aluísio Menezes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
_____. O estádio do espelho como formador da função do eu tal como nos é revelada na experiência psicanalítica. In: Escritos. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998, p. 96-103.
_____. A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud. In: Escritos. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998, p. 496-533.
_____. Subversão do sujeito e dialética do desejo no inconsciente freudiano. In: Escritos. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998, p. 807-842.
_____. O seminário, livro 5: as formações do inconsciente. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
NASIO, Juan-Daid. Cinco lições sobre a teoria de Jacques Lacan. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.
NÚÑEZ, Antonio. É melhor contar tudo. São Paulo: Nobel, 2009.
O FILME DO LILINHO - Comercial da Panvel Farmácias. Criação e Direção: José Pedro Goulart. Produção: Mínima. Intérpretes: Leonardo Machado (pai), Nina Moraes (mãe) e Amábile Wessler Comandolli (filha). Mínima, 2011. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=Bhoif3IcRuo>. Acesso em: 22 nov. 2017.
PANVEL. Site da Rede de Farmácias Panvel, seção Institucional. Disponível em: . Acesso em: 22 nov. 2017.
SALMON, Christian. Storytelling: la máquina de fabricar historias y formatear las mentes. Barcelona: Península, 2008.
SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. 3. ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
SANT’ANNA, Armando; ROCHA JÚNIOR, Ismael; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.