A Polarização Afetiva da Obra de Sebastião Salgado

Wagner Souza e Silva

Resumo


Em seu último grande projeto, Gênesis, Sebastião Salgado evidencia uma guinada temática, passando de suas abordagens da miséria, desigualdade social e sofrimento humano–responsáveis pela sua consagração como um reconhecido fotógrafo mundial–, à abordagem de exuberantes ambientes naturais do planeta. Considerando a evidente virada em relação ao seu objeto fotográfico,  este artigo intenta investigar esta guinada a partir de uma interpretação afetiva, propondo que este mais recente trabalho de Salgado parece ser mais uma mudança de estratégia sensível para abordar as mesmas questões que estavam presentes em seus trabalhos anteriores.

Palavras-chave


fotografia documental; sebastião salgado; afetos

Texto completo:

PDF

Referências


CHAUÍ, Marilena. Desejo, paixão e ação na ética de Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

COLI, Jorge. Uma divina imagem. São Paulo, Folha de S. Paulo, 27 mar. de 2005. Disponível em . Acesso em 7 jul. 2018.

GALARD, Jean. Beleza exorbitante: reflexão sobre o abuso estético. São Paulo: Ed. Fap-Unifesp, 2012.

MARTINS, José de Souza. Impressões de visita a uma exposição de Sebastião Salgado. In: Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contextto, 2008, pp. 97-108.

O SAL da terra. Direção: Juliano Ribeiro Salgado, Wim Wenders.: Decia Films, Amazonas Images, Fondazione Sollaris dele Arti, 110min, Brasil/França/Itália, 2014.

ROMANINI, Anderson Vinicius; JUNIOR, Silvio Nunes Augusto. Imaginação e fantasia nas fotografias de Gênesis de Sebastião Salgado. Revista de Estudos Universitários, v. 40, 2014, p. 137-148. Disponível em . Acesso em 29 jun. 2018.

SALGADO, Sebastião; FRANCQ, I. Da minha terra à Terra. São Paulo: Paralela, 2014.

SALGADO, Sebastião. Êxodos. Colônia, Alemanha: Taschen, 2016.

________. Gênesis. Colônia, Alemanha: Taschen, 2013.

________. África. Colônia, Alemanha: Taschen, 2007.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SPINOZA, B. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.