Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Líbero, a revista do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero, de periodicidade semestral, publica trabalhos inéditos, de autoria individual ou coletiva, sob a forma de artigos ou resenhas, de autores nacionais e estrangeiros. Os textos enviados à revista para a publicação devem estar situados no campo de pesquisa articulado em torno da área de concentração do programa, “Comunicação na contemporaneidade”. A linha de pesquisa “Processos midiáticos: tecnologia e mercado” trabalha com os seguintes temas: comunicação e tecnologia; mídias sociais conectadas; cibercultura e cultura de rede; cultura do ouvir; opinião pública; processos políticos e mídia; comunicação organizacional e capital social; televisão e poder. A linha “Produtos midiáticos: jornalismo e entretenimento” pesquisa, entre outros: pensamento comunicacional; poética e estética de discursos midiáticos; sociedade do espetáculo e cultura da imagem; entretenimento; cultura visual; narrativa jornalística; discursos verbais e audiovisuais; subjetividade e mídia. Os artigos são avaliados por pareceristas que compõem o Conselho Editorial, todos os professores doutores e pesquisadores de instituições superiores de ensino de comunicação do Brasil e do exterior.

 

 

Políticas de Seção

Textos em Contexto

Editores
  • Rafael Grohmann
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Jornalismo e Internet: entre a falência e a inovação de modelos de produção da notícia

Editores
  • Rafael Grohmann
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

O que as imagens querem?

O que percebemos através dos nossos sentidos é toda a realidade que existe? Há coisas que dão origem às nossas percepções? Ou essas "coisas em si" são apenas traços de algo maior? O que as imagens técnicas, em especial a fotografia documental, têm a ver com isso? Estas questões orientam o dossiê temático da Revista Líbero para o segundo semestre de 2018. A proposta, aqui, é reunir artigos, ensaios fotográficos,infográficos e vídeos capazes de nos ajudar a pensar a respeito da fotografia documental contemporânea - algo premente no momento - pois sua exposição parece ter um caráter decididamente ritualístico. Começa em revistas e livros impactantes, plataformas digitais, ocasionalmente em jornais e se torna mais valorizada à medida que avança para galerias de arte e museus.

Como podemos compreender este fenômeno, na perspectiva da Comunicação? O que é documentado? A quem se dirige? Seria possível perceber essa fotografia documental contemporânea como uma ferramenta para criar novas formas de sensibilidade e conhecimento, reorganizando nossa conexão com o mundo?

Editores
  • Giulia Garcia
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista segue a prática de avaliação duplo-cega (double-blind peer review), ou seja, os autores não têm acesso à informação de quem fez o parecer de seus trabalhos, assim como os pareceristas recebem os documentos com os artigos sem qualquer identificação de autoria, de modo a proporcionar um ambiente de avaliação o mais isonômico e livre de conflito de interesses possível.

 

Periodicidade

Periodicidade Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Cobrança de taxas

A revista Líbero não cobra de seus autores nenhum tipo de taxa para submissão, processamento ou publicação de artigos.

 

A revista também não cobra de seus leitores para oferecer acesso a seu conteúdo.

 

Licença de distribuição