Políticas Editoriais

Foco e Escopo

LÍBERO, revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade Cásper Líbero, de periodicidade quadrimestral, publica textos inéditos, de autoria individual ou coletiva, sob a forma de artigos, resenhas ou entrevistas, assinados por autores nacionais e estrangeiros. Os originais enviados à publicação devem apresentar pesquisas, análises e/ou reflexões sobre processos comunicacionais e suas expressões culturais, narrativas, tecnológicas, políticas e econômicas. 

 

Políticas de Seção

 

Processo de Avaliação pelos Pares

LÍBERO segue a prática de avaliação duplo-cega (double-blind peer review), ou seja, os autores não têm acesso à informação de quem fez o parecer a respeito de seus textos, assim como os pareceristas recebem os documentos sem qualquer identificação de autoria, de modo a proporcionar um processo idôneo e livre de possíveis conflitos de interesses.

Os artigos são apreciados por pareceristas que compõem o Conselho Editorial e, eventualmente, por avaliadores ad hoc, todos doutores e atuantes em instituições de ensino superior no Brasil e no exterior.

A aprovação das resenhas e das entrevistas é de responsabilidade da Comissão Editorial.

 

Periodicidade

Quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

LÍBERO oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente suas edições contribui com a democratização universal do conhecimento científico.

 

Arquivamento

LÍBERO utiliza o sistema LOCKSS para distribuir suas edições às bibliotecas participantes, permitindo a elas criar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração. Saiba mais...

 

Cobrança de taxas

LÍBERO não cobra dos autores nenhum tipo de taxa para submissão, processamento ou publicação de textos. Também não é cobrado dos leitores o acesso a seu conteúdo.

 

Licença de distribuição