Estudos de Comunicação e Consumo e Análise de Discurso francesa: inter-relações1

Tania M.C. Hoff, Aliana Barbosa Aires

Resumo


Neste artigo, propomos uma aproximação entre a Análise de Discurso Francesa e os estudos em Comunicação e Consumo, buscando identificar algumas semelhanças e diferenças entre estes campos de estudo enquanto disciplinas do saber, no que se refere às condições de desenvolvimento de suas bases teóricas e certos princípios que as regem. Considerando os discursos relacionados à comunicação e consumo como fundadores da cultura contemporânea, defendemos a pertinência e importância da ADF como aporte teórico-metodológico para a análise dos discursos da mídia articulados ao consumo. Argumentamos de modo a demonstrar as inter-relações entre os estudos da Análise de Discurso e os da Comunicação e do Consumo.

Palavras-chave


Comunicação e Consumo, Análise de Discurso, linguagem, interação

Texto completo:

PDF

Referências


AUGÉ, M. A guerra dos sonhos: exercícios de etnoficção. Campinas: Papirus Editora, 1998.

BACCEGA, M. A. Comunicação e linguagem: discursos e pesquisa. São Paulo: Moderna, 1998.

BACCEGA, M. A. Palavra e discurso: história e literatura. São Paulo: Ática, 2007.

BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 4ed. São Paulo: Hucitec, 1985.

BRANDÃO, H. H. N. Introdução à análise do discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 2004.

COURTINE, J.-J. Metamorfoses do discurso político: as derivas da fala pública. São Carlos: Claraluz, 2005.

DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004.

FIGARO, R. Comunicação e Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2012.

GARCIA CANCLINI, N. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010.

GREGOLIN, M. (Org.) Discurso e mídia: a cultura do espetáculo. São Carlos: Claraluz, 2003, p. 9-20.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

MAINGUENEAU, D. Discurso, enunciado, texto. In: MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2001, p. 51-57.

MARTIN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio: Editora UFRJ, l997.

MAZIÉRE, F. A análise do discurso: história e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

MCCRACKEN, G. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.

ORLANDI, E. Terra à vista. São Paulo: Cortez, 1990.

PÊCHEUX, M. Análise Automática do discurso. Editora da UNICAMP: Campinas, 1990.

SASSATELLI, R. Consumo, cultura y sociedade. Buenos Aires: Amortu, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.