Rádio e memória: um estudo sobre a narrativa no rádio expandido através da reportagem especial “Muro de Berlim 20 anos”

Debora Cristina Lopez, Luana Viana e Silva

Resumo


O presente artigo visa refletir sobre uma estrutura de reportagem que integra reconstituições de memórias no rádio ampliado. O principal objetivo é discutir a memória na era digital através da reconstrução de lembranças. Partindo da hipótese de que no meio digital a memória ganha outro espaço para pertencer à estrutura da narrativa, este trabalho busca apontar alguns itens presentes na reportagem “Muro de Berlim 20 anos” da Rádio Renascença (Portugal). Como resultado, pudemos observar que no ambiente digital as memórias comparecem de forma muito mais dinâmica e convidam os usuários a participarem da reconstituição mais ativamente.

Palavras-chave


Memória; rádio expandido; jornalismo, convergência.

Texto completo:

PDF

Referências


BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 3.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

HERSCOVITZ, H. G. Análise de Conteúdo em jornalismo. In: LAGO, C.; BENETTI, M. (Org.). Metodologia de pesquisa em jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2007.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Radiojornalismo comunitário em mídias sociais e microblogs: circulação de conteúdos publicados no portal RadioTube. Estudos em Jornalismo e Mídia. v. 9, n. 1, jan-jun.2012. p. 136-148.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. In: Projeto História. São Paulo: PUC, n. 10, 1993.

PALACIOS, Marcos. Jornalismo, memória e história na era digital. In: Webjornalismo 7 características que marcam a diferença. Org. João Canavilhas. Covilhã: LabcomBooks, 2014.

PRATA, Nair. Webradio: novos gêneros, novas formas de interação. Florianópolis: Insular, 2009.

QUADRO, Cláudia. A memória do rádio na internet. In: Anais 7º Encontro Nacional de História da Mídia. Fortaleza, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.