Estratégias do Grupo Globo na disrupção do modelo de negócios do jornalismo

Patrícia Maurício

Resumo


O Grupo Globo se reestrutura face à disrupção do modelo de negócios do jornalismo, causada pela concorrência pela publicidade na internet. Além disso, empresas de tecnologia como Google e Facebook já entraram no mercado de notícias. Nos EUA, empresas jornalísticas vivem o mesmo problema, já que a maioria tem o mesmo histórico das brasileiras de financiamento principal pela publicidade. A metodologia incluiu entrevistas com funcionários e ex-funcionários do Grupo Globo. É prematuro dizer se as estratégias do grupo darão certo, mas até agora as empresas apenas encolhem, demitem e, com isso, têm dificuldade para produzir conteúdo de qualidade.


Palavras-chave


Jornalismo. Modelos de negócios. Internet. Grupo Globo. Inovação.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Leonel & BARSOTTI, Adriana. A invisibilidade da home page e as mudanças nos modos de leitura das notícias. XXVI Encontro Anual da Compós, 2017. São Paulo. Anais… São Paulo: Faculdades Cásper Líbero. Disponível em: http://www.compos.org.br/data/arquivos_2017/trabalhos_arquivo_FIZ9B2A7J51LFFPMEPUG_26_5465_18_02_2017_18_44_07.pdf. Acesso em 2/11/2017.

BELL, Emily & OWEN, Taylor. The Platform Press: How Silicon Valley reengineered Journalism. Tow Center for Digital Journalism/Columbia Journalism School, março de 2017. Disponível em: https://academiccommons.columbia.edu/catalog/ac:15dv41ns27. Acesso em 7/11/2017.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

CARVALHO, Guilherme; König, Mauri. “Entre o passado e o futuro: a reportagem e os repórteres em tempos de crise”. In: Revista Alceu - n.34 - jan./jun. 2017. Disponível em: http://revistaalceu.com.puc-rio.br/media/alceu34_pp113-128.pdf. Acesso em 6/11/2017.

CORRÊA, Marcelo. “Globo celebra alcance de público de mais de cem milhões por dia: nova plataforma vai compartilhar conhecimento da audiência”. In: O Globo, 23/10/2017, p. 30.

ESTARQUE, Marina & MONNERAT, Alessandra. “Jornais do Grupo Globo no Rio unificam redações, demitem 30 jornalistas e enfatizam produção digital”. In: Blog Jornalismo nas Américas, 25/1/2017. Disponível em: https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/00-17938-jornais-do-grupo-globo-no-rio-unificam-redacoes-demitem-30-jornalistas-e-enfatizam-pro. Acesso em 31/01/2017.

JULIO, Karina. “’Amazon e Apple entrarão no mercado de notícias’”. In: Meio & Mensagem, 9/10/2017. Disponível em: http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2017/10/09/amazon-e-apple-entrarao-no-mercado-de-noticias.html. Acesso em 26/10/2017.

LEVIN, Teresa. “Infoglobo e Época terão redações integradas”. In: Meio & Mensagem, 23/10/2017. Disponível em http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2017/10/23/infoglobo-e-epoca-terao-redacoes-integradas.html. Acesso em 1/11/2017.

MAURÍCIO, Patrícia; GEROLIS, Bruna & MEDEIROS, Gabriela. Influenciadores Digitais Como Parte da Disrupção do Modelo de Negócios do Jornalismo. 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017. Curitiba. Anais... Curitiba: Universidade Positivo. – Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-0502-1.pdf. Acesso em 14/2/2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.