O desejo documental e sua relação direta com estratégias autorais
Resumo
Os objetivos da fotografia documental estão diretamente relacionados com a capacidade do fotógrafo controlar a interpretação da obra por parte dos leitores. Neste trabalho, enfatizamos três estratégias autorais que visam diminuir os desvios e as ambiguidades inerentes à imagem fotográfica: a associação entre imagens; a articulação com textos; e a delimitação dos circuitos de publicação e circulação. Buscamos autores como Boris Kossoy, John Tagg, John Berger e Roland Barthese usamos exemplos colhidos na obra do fotógrafo documental Sebastião Salgado.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARTHES, Roland. A mensagem fotográfica. In: ______. O óbvio e o obtuso. Lisboa: Edições 70, 2009 (2009a).
______. A retórica da imagem. In: ______. O óbvio e o obtuso. Lisboa: Edições 70, 2009 (2009b).
BERGER, John; MOHR, Jean. Otra manera de contar. [1a. Edição: 1982]. Kindle Edition. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2007.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 1999.
______. Reflexiones sobre la historia de la fotografía. In: FONCUBERTA, Joan (org.). Fotografía: crisis de la historia. Barcelona: Actar, 2003.
SALGADO, Sebastião. Workers, an archaeology of the Industrial Age. New York: Aperture, 1993.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo: introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.
TAGG, John. El peso de la representación: ensayos sobre fotografías e historias. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2005.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.