Sonoridades anacrônicas da tecnocultura nos videogames: uma problematização preliminar
Resumo
O artigo problematiza o estado da arte da pesquisa sobre as sonoridades dos jogos digitais, para recobrar uma abordagem que articule comunicação, memória e cultura, situando estes artefatos contemporâneos em um ambiente tecnocultural mais largo. Para isso, lançamos mão de uma revisão parcial da literatura em torno das sonoridades dos jogos, tensionando-a através de aportes teórico-metodológicos da filosofia da história de Walter Benjamin e da arqueologia das mídias. Assim, reformulamos questões sobre os sonidos dos jogos, tomando-os como objetos potentes para inquirir a tecnocultura contemporânea e uma memória das mídias que os perpassa.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ACEVEDO, M. La imagen visual en los videojuegos: un acercamiento desde el arte y la estética. Estudios sobre las culturas contemporaneas. Colima, v. 19, n. 38, 2013.
BENJAMIN, W. The Arcades Project. Cambridge: MIT Press, 2002.
BOGOST, I. How to talk about videogames. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2015.
________. Persuasive games: the expressive power of videogames. Cambridge: MIT Press, 2007.
BOLTER, J.; GRUSIN, R. Remediation. Understanding new media. Cambridge: MIT Press, 2000.
COLLINS, K. Game sound: an introduction to the history, theory and practice of video game music and sound design. Cambridge: MIT Press, 2008.
________. Playing with sound: a theory of interacting with sound and music in video games. Cambridge: MIT Press, 2013.
COLLINS, K. et al. In: GRIMSHAW, M. (Org.). Game sound technology and player interaction. Bolton: IGI, 2011.
CHUN, W. Updating to remain the same: habitual new media. Cambridge: MIT Press, 2017.
D’ERRICO, M. Worlds of sound: indie games, proceduralism, and the aesthetics of emergence. Music, sound, and the moving image, Liverpool, v. 9, n. 2, 2015.
DELEUZE, G. Bergsonismo. São Paulo: Editora 34, 2004.
DEVINE, K. Imperfect sound forever: loudness wars, listening formations and the history of sound reproduction. Popular Music, v. 32, n.2, 2013.
DUBOIS, P. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
EAGLETON, T. Walter Benjamin: or towards a revolutionary criticism. New York: Verso, 2009.
FELINTO, E. Em busca do tempo perdido: o sequestro da história na cibercultura e os desafios da teoria da mídia. In: XIX Encontro da Compós, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XIX Encontro da Compós. Brasília: Compós, 2010.
FISCHER, G. D. Cinema em devir nos games: por um olhar arque-genealógico nas interfaces culturais. In: GERBASE, C.; GUTFRIEND, C. F. (org.). Cinema em choque: diálogos e rupturas. Porto Alegre: Sulina, 2013.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
GAGNEBIN, J. M. O rastro e a cicatriz: metáforas da memória. Pro-Posições, Campinas, v. 13, n. 3, 2002.
GALLOWAY, A. On gaming: essays on algorithmic culture. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2006.
GRIMSHAW, M. (Org.). Game sound technology and player interaction. Bolton: IGI, 2011.
GUINS, R. After life history: an interview with Raiford Guins on his Game After: a cultural study of video game afterlife. Reconstruction, Zurique, v.14, n.1, 2014.
_______. New…now?. Or why a design history of coin-op video game. American Journal of Play, Rochester, v. 10, n.1, 2017.
HUHTAMO, E. Slots of fun, slots of trouble: toward an archaeology of electronic gaming. In: GOLDSTEIN, J.; RAESSENS, J. Handbook of Computer Games Studies. Cambridge: MIT Press, 2005.
KRAPP, P. Déjà vu: aberrações da memória cultural. Seminário intensivo. 07-18 de maio de 2018. Notas de aula. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
MANOVICH, L. Language of new media. Cambridge: MIT Press, 2001.
MENEGUETTE, L. Situações sonoras e jogos digitais: fenomenologia, paisagem sonora e design adaptativo. In: XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2013, São Paulo. Anais do XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. São Paulo: SBC, 2013.
PHILLIPS, W. A composer’s guide to game music. Cambridge: MIT Press, 2014.
ROUANET, S. As razões do iluminismo. Rio de Janeiro: Cia das letras, 1996.
SUDNOW, D. Pilgrim in the microworld. Eye, mind, and the essence of video skill. Nova York: Warner Books, 1983.
ZIELINSKI, S. Audiovisions. Amsterdam: Amsterdam University Press, 1999.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.