A identidade regional pelas lentes da publicidade: produção de sentidos sobre a relação local-global na Amazônia paraense

Marcia Perencin Tondato, Leonardo Santana dos Santos Rodrigues

Resumo


A globalização é um processo desigual, que beneficia diretamente algumas regiões, enquanto outras participam de forma periférica (HALL, 2014), processo esse que é também largamente imaginado (GARCÍA CANCLINI, 2003). Considerando o papel da publicidade na produção de sentidos sobre a cultura e a identidade (MCCRACKEN, 1990), o objetivo aqui é discutir como anunciantes, no processo de significação de suas marcas, mobilizam identidades regionais para produzir sentidos sobre a relação local-global em uma região periférica do ponto de vista da globalização – a Amazônia paraense. Buscamos identificar estratégias enunciativas que tenham sido empregadas para articular tais narrativas, selecionando dois comerciais dirigidos ao público paraense: um da cervejaria Cerpa, empresa de origem paraense, e um da mineradora Hydro, de origem norueguesa. Diferentes mobilizações da identidade regional pelos anunciantes possibilitam diferentes perspectivas de reconhecimento ou assimilação da globalização.


Palavras-chave


comunicação e consumo; publicidade; identidade paraense; Amazônia

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