Constituição cultural do brincar: rituais de consumo e discurso em vídeos de fabricantes de brinquedos para meninas no YouTube

Eneus Trindade, Karla de Melo Alves Meira, Daniel Dubosselard Zimmermann

Resumo


Este artigo é uma reflexão sobre a constituição cultural do mundo do consumo infantil, com foco em vídeos disponibilizados no YouTube. Sugerimos que as produções dos fabricantes de brinquedos se configuram como publicidade e modelizam o discurso dos diversos canais infantis, sendo elementos articuladores da transmissão de significados dos bens para consumidoras infantis. Foi realizada revisão de literatura sobre a temática rituais e consumo, a partir de obras de tradição antropológica, como as de Rook (1985), McCracken (1986; 2003), Otnes e Scott (1996), Treise, Wolburg e Otnes (1999) e Perez (2020). Realizamos um estudo exploratório, usando a análise do discurso crítica (FAIRCLOUGH, 2003). Constatamos que este consumo midiático infantil está relacionado aos rituais de uso e de busca por novos brinquedos. Os resultados servirão para a formulação de hipóteses em futuras pesquisas sobre o tipo de visão de mundo que se constitui na criança consumidora.


Palavras-chave


rituais de consumo; gênero; análise do discurso crítica; publicidade; YouTube

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.