Mulheres nas capitais: democracia, representação e imagem pública nas eleições de 2020

Mércia Alves, Joyce Miranda Leão Martins

Resumo


Este artigo parte do pressuposto de que a inclusão política das mulheres é incontornável dentro das democracias. Sabendo que mecanismos institucionais foram insuficientes para o incremento de uma representação política mais equitativa no Brasil, nosso foco são alguns dos elementos simbólicos evidenciados na disputa pelo poder. Nesse sentido, analisa-se a construção da imagem de quatro candidatas a prefeituras no Brasil nas eleições municipais de 2020. Compreendendo que o gênero institui diferentes estilos de liderança política, as imagens públicas são analisadas a partir da mobilização dessa variável. O corpus da análise são as propagandas eleitorais de Cinthia Ribeiro (PSDB), de Palmas (TO); Joice Hasselmann (PSL), de São Paulo (SP); Manuela d’Ávila (PCdoB), de Porto Alegre (RS); e Marília Arraes (PT) de Recife (PE). A metodologia utilizada é a análise do discurso de matriz francesa, especialmente a partir dos aportes de Charaudeau e Orlandi.


Palavras-chave


campanhas eleitorais; eleições municipais; gênero

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