Objetos que atravessam, ações que silenciam: apontamentos sobre as narrativas de sustentabilidade no consumo

Manuela do Corral Vieira, Vitória Melo Galvão

Resumo


A pesquisa tem o intuito de analisar como as narrativas da sustentabilidade foram apropriadas pelo mercado para se tornarem ferramentas de venda que, em alguns casos, superficializam e maquiam a necessidade de ações empresariais com mudanças profundas e relacionadas à cadeia produtiva. O estudo fundamenta-se na compreensão de João Carrascoza, sobre o consumo e o não consumo, e de Daniel Miller, acerca da cultura material. Além disso, dialoga-se com as análises antropológicas e sociológicas da ideia de sustentabilidade, sobretudo as de Ailton Krenak e de Eduardo Viveiros de Castro. Conclui-se que, apenas mudanças dentro das estruturas sociais e de mercado podem promover transformações profundas e vitais, uma vez que, mesmo com a pressão da opinião pública, muitas vezes esta se encontra orientada a uma responsabilização do consumidor final e a ações de pouco impacto, o que acaba por ser utilizado como cortina de fumaça sobre as mudanças necessárias do que de fato significaria um consumo sustentável.


Palavras-chave


comunicação; consumo; cultura material; mercado; sustentabilidade

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