A retórica da imagem nas campanhas contra a AIDS
Resumo
A teoria semiótica nos permite analisar as imagens publicitárias sob o ângulo de sua significação. Isso implica em considerar a imagem como uma mensagem visual composta por diferentes tipos de signos. As pesquisas efetuadas pelo Grupo μ no seu Traité du signe visuel. Pour une sémiotique de l’image (1992) demonstram que a plasticidade das imagens (a cor, a forma, a composição e a textura) é construída por signos plenos que determinam a significação da mensagem visual (186 - 252). Quanto aos signos icônicos, estes contribuem ao mesmo tempo para o reconhecimento de diferentes motivos representados pela imagem e para balizar os percursos interpretativos em função dos usos socioculturais dados (124-185).
Palavras-chave
AIDS; semiótica; publicidade social; retórica da imagem; campanha de prevenção
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.