Da apresentação de si em imagens íntimas amadoras: a manutenção de padrões de cultura visual apesar de mudanças tecnológicas (o caso brasileiro 1980-2010)

Carlos Eduardo Marquioni

Resumo


É possível encontrar imagens íntimas amadoras em revistas adultas impressas no Brasil associadas a anúncios pessoais de indivíduos ou casais à procura de “encontros episódicos” (Giddens) e estabelecimento de “comunidades imaginadas” (Anderson) ao menos desde os primeiros anos da década de 1980. Tais anúncios continuam na década de 2010 – ainda que haja mudança da plataforma de publicação (Patterson) –, habilitando classificar como “determinismo tecnológico” (Williams) as eventuais relações entre as tecnologias digitais e um aumento na exposição de si. A partir da análise de revistas impressas, site de internet e aplicativo, no artigo são endereçadas as “táticas” (Certeau) que têm sido utilizadas ao longo de décadas para manter o anonimato dos modelos naquelas imagens, permitindo observar uma manutenção de padrões de cultura visual associada a uma paradoxal apresentação de um self (Goffman) sem rosto.

Palavras-chave


imagens íntimas amadoras; padrões de cultura visual; apresentação de si; táticas; comunidades imaginadas

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