Jornalismo e imaginação sociológica: o papel do ensino de sociologia na formação profissional

Michelle Roxo de Oliveira

Resumo


O texto reflete sobre o papel do ensino de sociologia na formação dos jornalistas, sublinhando a importância do desenvolvimento de algumas ferramentas e de hábitos intelectuais ligados à disciplina, como a prática da “imaginação sociológica” (MILLS, 1965). Assume a perspectiva do jornalismo como trabalho intelectual, associado à noção de esclarecimento e dotado de uma dimensão política e social – muitas vezes negligenciada dentro de propostas formativas de acento mais tecnicista e instrumental, orientadas por demandas de mercado. Mobiliza autores das áreas de sociologia, educação e jornalismo, buscando interfaces para a reflexão em tela. Sem desconsiderar os limites e as especificidades do modo de produção jornalístico, argumenta que o ensino de sociologia pode contribuir para a constituição de um habitus (BOURDIEU, 2004; 1997) profissional reflexivo, comprometido com o rigor na apuração e com perspectivas de transformação social.

Palavras-chave


jornalismo; formação profissional; currículo; ensino de sociologia; imaginação sociológica

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