Estratégias das organizações de fact-checking brasileiras no contexto de desautorização da mediação jornalística

Maria Ivete Trevisan Fossá, Kauane Andressa Müller

Resumo


Este artigo busca observar as estratégias acionadas pelas organizações de fact-checking Lupa, Aos Fatos e Estadão Verifica para obterem credibilidade no contexto de desautorização da mediação jornalística e de crise do modelo de jornalismo profissional. As estratégias foram colocadas em diálogo com os valores a serem alcançados pelas organizações. Foram analisados 11 documentos em que as organizações falam sobre si e realizadas entrevistas com cinco profissionais. Observou-se a presença das estratégias de autenticidade, explicação e atuação em parcerias nas três organizações; a verossimilhança, o uso de etiquetas ou selos, a aproximação com os leitores e a educação dos leitores em duas; e a demonstração de imparcialidade e a automatização do processo em apenas uma. Constatou-se, pelos discursos dos profissionais, uma tentativa de afastamento e de diferenciação da imprensa tradicional, a partir do valor de transparência, fundamentada pela correspondência com a realidade.


Palavras-chave


jornalismo profissional; crise; estratégias de credibilidade; fake news; fact-checking

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