Reputação corporativa e comunicação religiosa: uma análise de documentos oficiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia

Allan Macedo de Novaes, Felipe Diemer de Lemos, Victor Diego Trivelato

Resumo


O artigo busca analisar a presença e a compreensão do conceito de reputação e seus elementos constitutivos – identidade organizacional, comunicação organizacional e percepção de imagem – nos documentos da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil (IASD) sobre comunicação. Uma análise documental foi realizada para avaliar três publicações oficiais da denominação: Documento sobre comunicação adventista (2014), Manual de gestão de crises com repercussão na opinião pública (2017) e Princípios editoriais (2019). Verificou-se que os documentos analisados demonstram forte preocupação reputacional, em grande parte por associar reputação com identidade organizacional – história, valores, missão e crenças da igreja – e pelo detalhamento de diretrizes para gerenciamento de crises de imagem pública. Por essa razão, os documentos se esforçam por apresentar a comunicação como elemento estratégico da organização, e não apenas como transmissora de conteúdos religiosos.

Palavras-chave


reputação; comunicação; adventismo; religião; comunicação e religião

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