Sentidos possíveis na narrativa fílmica: a análise de V de Vingança a partir do tema e seus modos de expressão
Resumo
O presente artigo nasce como uma reflexão que realizamos a partir do filme V de Vingança (V for Vendetta, 2006, de James McTeigue), considerando-o como uma narrativa que independe do dispositivo em que é veiculada. Nossa leitura do objeto se dá a partir de estudo bibliográfico em que destacamos, primeiramente, o tema e suas relações com o contexto, e, logo após, os modos de expressão fílmica empregados na produção. Para o estudo do tema, recorremos à teoria literária, a partir de um ensaio de Antonio Candido (1978), e para o estudo da produção audiovisual utilizamos a classificação de Marcel Martin (2013), que se baseia em elementos fílmicos específicos e não específicos. Buscando explicitar a produção de sentido engendrada, analisamos quatro conjuntos de cenas do filme. Ao final, concluímos a análise visualizando a narrativa fílmica em questão como uma reatualizacão metafórica que nos possibilita refletir sobre as questões do nosso tempo presente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Os artigos publicados nesta revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.